Fiscalização apreende quase 19 km de redes de pesca ilegais em rios de RO
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Redes de pesca apreendidas
Governo de Rondônia
Quase 19 km de redes de pesca ilegais foram retiradas de rios de Rondônia nos últimos dois meses. Elas estavam espalhadas em trechos estratégicos dos rios Guaporé, Ji-Paraná, Rio Preto e Madeira.
Essas redes, chamadas na região de "malhadeiras", são conhecidas por causar grande impacto ambiental, principalmente no médio e baixo Madeira, áreas fundamentais para a reprodução das espécies.
A operação ambiental realizada por diversos órgãos do estado iniciou em novembro de 2025, quando começou o período de defeso, época em que a pesca é proibida para proteger a reprodução dos peixes.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias de RO em tempo real e de graça
Além das malhadeiras, as equipes também recolheram armas de fogo e motosserras e aplicaram multas. Mas o destaque da operação tem sido justamente a retirada das redes, que representam uma ameaça direta ao equilíbrio dos estoques pesqueiros.
A Operação reúne a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam). A Polícia Militar também participa, com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Veja vídeos em alta no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM:
Funcionário da Caixa alugou imóvel e repassou rotina da agência para criminosos em RO, diz PF
VÍDEO: Homem faz xixi nas calças após ser abordado pela polícia em Porto Velho